quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sua Vaca!


Trabalho num Centro de Defesa da Mulher. Sou educadora e lido com mulheres vítimas de violência doméstica todo o santo dia.
Hoje ao chegar na ONG havia, como sempre, um carro parado em frente à nossa garagem. Toda vez ligamos para a CET e nada é feito. Resolvi anotar a placa para entrar em contato com eles munida de mais informações para, quem sabe, eles virem dessa vez.
Do outro lado da rua ouço gritos de um homem cis e branco, nosso vizinho da frente, e então o fatídico xingamento: "VACA"!
Imagino que pra ele não passe de um xingamento, afinal quem não xinga? Principalmente de “vaca” e toda sua lista de sinônimos? Imagino que, talvez, ele faça isso mais vezes ao dia e que, neste momento, ele já até tenha se esquecido do que fez. Será que se ele soubesse a dor e a humilhação que é ao ouvir esse tipo de coisa, continuaria a falar dessa maneira com as mulheres?
Espero, sinceramente, que não.
Difícil essa chaga de habitar esse nosso corpo de mulher que, apesar de tudo, ainda sou privilegiada por ser branca, cis e heterossexual. Não foi a primeira vez que ouvi isso, claro, afinal já são 32 anos de suor na testa.
Todo dia saio de casa refletindo sobre esses privilégios, fazendo esforço para problematizar minhas falas e meus atos para tentar, se não eliminá-los, reduzi-los e não subjugar ou humilhar ninguém.
Haja luta para tanto machismo!
Haja disposição para tanta desconstrução!
Haja mulher para tanto patriarcado!

Meu 7x1 de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário